Óleo de fígado de bacalhau

O óleo de fígado de bacalhau é um produto rico em nutrientes necessários em qualquer dieta, seja de engorda, de emagrecimento ou para uma mera alimentação saudável. Sua utilização em larga escala é um pouco prejudicada pela fama de não ter um gosto muito bom, mas, para driblar esse problema, já existem no mercado cápsulas de óleo de bacalhau.

Óleo de fígado de bacalhau benefícios


Composição do óleo de fígado de bacalhau (propriedades e nutrientes)

vitamina A - nutriente vital para um sitema imunológico saudável, para a saúde dos olhos, aproveitamento das proteínas, produção de testosterona e saúde da próstata, além de ser especialmente importante para o desenvolvimento apropriado das crianças.
vitamina D - o óleo de fígado de bacalhau é a mais rica fonte natural desse nutriente indispensável a uma boa saúde
ácidos graxo Ômega-3 (EPA, DHA) - nutrientes absolutamente vitais para a saúde do cérebro e do sistema nervoso. O óleo de fígado de bacalhau é uma fonte melhor desses nutrientes do que o óleo de peixe comum

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau

Além dos benefícios já citados, alega-se que o produto pode causar os seguintes benefícios:

• fortalecimento dos ossos e dentes
• combate a fraqueza muscular
• auxilio da freqüência cardíaca
• prevenção de diversas enfermidades, incluindo vários tipos de câncer
• combate à enxaqueca
• combate à acne (espinhas)
• é comprovado que o ômega-3 auxilia no bom funcionamento do cérebro, e, quando ingerido em proporções adequadas, possui papel antiinflamatório e antioxidante comprovado, com repercussões positivas sobre o humor e a dor
• combate inflamações associadas a doenças do coração, melhora as condições das paredes arteriais, reduz o tamanho de eventuais bloqueios arteriais e melhora a circulação.
• melhora a função da insulina, sendo benéfico a quem sofre de diabetes
• melhora a saúde da pele e dos cabelos

Não é a toa que óleo de fígado de bacalhau é considerado um "superalimento", como se pode observar.

Óleo de fígado de bacalhau - como tomar

Isso varia de acordo com o fabricante e com a apresentação do produto (óleo ou cápsulas), pois tais fatores exercem influência sobre a concentração de nutrientes em cada dose. Desse modo, quando for tomar óleo de fígado de bacalhau, o mais indicado é consultar a bula antes e seguir corretamente a dosagem indicada pelo fabricante para que seja possível conseguir o máximo em resultados e benefícios.

No entanto, pode se dizer que uma a duas colheres de chá diárias desse alimento é uma quantidade segura e bem tolerada por quase todos. Para quem toma o óleo propriamente dito e sente repulsa pelo sabor, uma boa saída pode ser um início gradual, tomando a colherada sem respirar e bebendo uns goles d’água logo em seguida.

Mas, de modo algum, deve se tomar mais que duas colheres das de chá do óleo sem a supervisão de um médico que conheça e tenha ampla experiência com o produto, pois, como você verá adiante, o excesso de nutrientes como a vitamina A e D pode ser altamente tóxico.

Além disso, para manter as propriedades do óleo de bacalhau líquido, sugere-se que ele seja mantido refrigerado e que se agite antes de usar.

Marcas de óleo de fígado de bacalhau

Entre os principais fabricantes que confeccionam o composto é possível citar a Herbarium, Naturalis, Scott (a famosa "Emulsão Scott") e Tiaraju.

Vitaminas A e D - benefícios e efeitos colaterais

A carência das vitaminas A e D pode levar a inúmeras doenças, inclusive a distúrbios cerebrais, dores de cabeça crônicas, depressão, fibromialgia, distúrbios de humor, infertilidade, déficit de atenção, hiperatividade e até câncer.

No entanto, seu consumo excessivo pode provocar estados de intoxicação seríssimos. Assim sendo, o consumo do óleo de fígado de bacalhau deve respeitar a prescrição.

Efeitos colaterais - óleo de fígado de bacalhau

Assim como qualquer alimento, o óleo de fígado de bacalhau pode causar reações alérgicas. Porém, isso é muito raro. Muito mais comuns são as alergias causadas pelos corantes e flavorizantes dos “óleos de fígado de bacalhau” aromatizados.

Quem é alérgico a peixes e frutos do mar não terá, necessariamente, alergia ao óleo de fígado de bacalhau, uma vez que a maioria das alergias é desencadeada pela proteína, e não pela gordura do peixe. Mas de qualquer forma, uma pessoa que já tem uma sensibilidade alérgica, deve ter um cuidado e acompanhamento especial ao iniciar o consumo do produto.

A propósito, as cápsulas merecem também uma atenção especial, pois o material com que são feitas pode causar alergia. Além disso, o material das cápsulas causa sobrecarga no nosso sistema digestivo. Para tomar o equivalente a uma colher das de chá, são necessárias de 8 a 10 cápsulas.

Onde comprar óleo de bacalhau

O produto pode ser encontrado em algumas farmácias convencionais, mas é ainda mais fácil encontrá-lo à venda em farmácias de manipulação e especializadas em medicamentos fitoterápicos.

Quanto ao preço do óleo de fígado de bacalhau, este pode variar muito, dependendo do fabricante e da concentração.


•••

Com informações dos sites Enxaqueca.com.br e Crianças na cozinha.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!