Lua cheia atrapalha o sono

Muitas pessoas alegam que, em época de lua cheia, o sono fica irregular. O que parecia um "mito de antigamente", entretanto, tem respaldo científico. É o que afirma um grupo de cientistas da Universidade da Basileia, na Suíça. O estudo, que demonstra evidências científicas de que o ciclo lunar e o comportamento do sono em humanos estão de fato conectados, foi publicado na revista científica Current Biology.


Fase da lua afeta o sono. Como dormir melhor na lua cheia


Liderados pelo professor Christian Cajochen, os pesquisadores do Hospital Psiquiátrico da Universidade da Basileia analisaram o sono de cerca de 30 voluntários de dois grupos de faixa etária. Enquanto eles dormiam, os cientistas monitoravam padrões cerebrais, movimentos dos olhos e mediram suas secreções hormonais. Os resultados demonstram que ainda hoje, apesar dos confortos da vida moderna, o organismo humano ainda responde aos estímulos geofísicos da lua.

Os dados mostram que a percepção — objetiva e subjetiva — da qualidade do sono mudaram de acordo com a fase da lua. Durante a lua cheia, a atividade cerebral nas áreas relacionadas ao sono profundo teve queda de 30%. Os voluntários também levaram 5 minutos a mais para cair no sono e seu período total de sono foi 20 minutos menor. Os voluntários também sentiram que seu sono foi pior durante a lua cheia, além de terem produzido menos melatonina, um hormônio que regula os ciclo do sono. "Esta é a primeira evidência confiável de que o ciclo lunar pode afetar a estrutura do sono em humanos", afirmou Cajochen.

A influência da lua já era conhecida entre outros animais, especialmente os marinhos, os quais têm seu comportamento de reprodução afetado pelas coordenadas da lua. Em humanos, contudo, essa influência era mascarada por características da vida moderna, como a existência da luz elétrica.


(Medical Xpress)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!