Clenbuterol

Clenbuterol, normalmente disponível sob o nome de Cloridato de Clenbuterol, é uma droga prescrita geralmente para tratamento de sintomas com comprometimento respiratório, inclusive para pacientes de asma. No entanto, a droga é famosa no meio de academias de musculação por auxiliar na queima de gordura e emagrecimento rápido, graças ao seu efeito termogênico. Por conta disso, também é muito utilizada por fisiculturistas às vésperas de competições.

Outros supostos benefícios do clenbuterol, além do auxílio no emagrecimento, são a elevação na capacidade aeróbica, estimulação do sistema nervoso central, elevação da pressão sanguínea e do transporte de oxigênio e relaxamento muscular.


Clenbuterol



Como usar

Para efeitos de emagrecimento, a dosagem comum fica entre 40-120 mcg por dia, devendo aumentar gradativamente do 40 ao 120. O ciclo clenbuterol deve durar 15 dias, com outros 15 dias de descanso para o começo de um novo ciclo. No entanto, a dosagem pode ser diferente para cada caso, sendo necessário cautela e acompanhamento na administração da droga, até porque, no Brasil, seu uso em humanos está proibido (falaremos sobre mais adiante).

Efeitos colaterais

Os efeitos mais comuns relatados pelos usuários são tremores nas mãos, enxaquecas (dores de cabeça), insônia, taquicardia, arritmia cardíaca e palpitações nos olhos. Tais efeitos são potencializados se o uso do clenbuterol for aliado ao uso de ECA (efedrina + cafeína + aspirina) ou outros estimulantes do sistema nervoso central.

Cãibras também são comuns, pois a droga diminui a concentração de potássio no organismo. Nesse caso, recomenda-se a ingestão de potássio, seja através de alimentos (como a banana) ou de suplementos. Se o uso for simultâneo ao de algum diurético, a baixa de potássio fica ainda mais intensa.

Por fim, a droga pode causar sérias complicações em diabéticos, pelo aumento da glicose no sangue.

Contra indicações

O medicamento é contra indicado para gestantes ou mulheres que estejam amamentando, pessoas que sofrem de hipertireoidismo e diabéticos.

Clenbuterol é anabolizante?

O efeito anabólico do clenbuterol não foi comprovado em humanos, somente em animais, mas com uma dosagem muito superior à que se recomenda para os humanos.

Cetotifeno

Quem usa o clenbuterol recomenda que seu consumo seja aliado ao cetotifeno, um medicamento anti-histamínico, isto é, utilizado no alívio dos sintomas de alergia. A dosagem comum varia entre 2-4mg/dia.

Marcas de clenbuterol

As mais conhecidas são:
• Agroline
• Brontel 25 mcg - caixas com 20 comprimidos de 25 mg
• Lavizoo
• Pulmonil uso veterinário - gel 500 ml / pó 500 g
• Spiropent 20 mcg - caixas com 20, 30 e 100 comprimidos
• Ventolase 20 mcg - caixa com 30 comprimidos
• Ventipulmin

Os preços do clenbuterol no mercado negro partem de R$ 20, exceto pelo Pulmonil, que pode ser encontrado em lojas de agropecuária por cerca de R$ 100. Vale ressaltar: só no mercado negro, basicamente, é possível comprar clenbuterol.

Situação legal

Devido ao seu indevido para emagrecimento e como doping, o clenbuterol é controlado pelas autoridades de saúde da maioria dos países. No Brasil, só é prescrito para uso veterinário, sendo, portanto, proibido pela Anvisa para uso em humanos. Nos Estados Unidos, a FDA (autoridade de regulamentação de alimentos e medicamentos) também não aprovou a substância como ingrediente de nenhuma droga. Por fim, o uso de clenbuterol é considerado doping pelo Comitê Olímpico Internacional.


•••

Ressaltamos que este artigo é meramente informativo. Não recomendamos o uso de qualquer droga sem acompanhamento médico, principalmente quando tal droga nem é legalizada no Brasil.


(Com informações de Hipertrofia e Copacabna Runners.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!