Cirurgia Bariátrica

Cirurgia bariátrica, também conhecida como gastroplastia, cirurgia da obesidade ou cirurgia de redução do estômago, é, literalmente, a plástica do estômago. É uma cirurgia realizada em pessoas com o peso muito acima do ideal, os chamados obesos mórbidos

Se você está pensando em realizar uma cirurgia bariátrica, é bem provável que já tenha falado com amigos ou familiares que tenham realizado o procedimento, mas talvez ainda queira sanar algumas dúvidas antes de finalmente ir a um médico e decidir fazer a cirurgia. Para lhe ajudar, trouxemos algumas informações sobre cirurgia bariátrica que toda pessoa interessada no procedimento deve saber. Confira, a seguir.


O que é cirurgia bariátrica? Antes e depois redução de estômago


Tipos de cirurgia bariátrica

Cirurgia desabsortiva
É uma cirurgia bariátrica que, fundamentalmente, provoca o emagrecimento impedindo que os alimentos passem por todo o intestino delgado. Os métodos mais conhecidos são a Cirurgia de Scopinaro e a Cirurgia de Duodenal Switch.

Cirurgia gastrorestritiva
Esta cirurgia provoca o emagrecimento por diminuir o tamanho do estômago, fazendo com que o paciente coma menos. Os procedimentos mais comuns são a Colocação de banda gástrica ajustável, Cirurgia bariátrica Sleeve (Gastroplastia em Manga) a Gastroplastia vertical tubular.

Cirurgia mista
É um misto das duas cirurgias já descritas, pois diminui o estômago e também impede que haja absorção por pequena parte do intestino delgado. É o método mais comum dentre as cirurgias bariátricas, respondendo por 70% de todos os procedimentos realizados. A mais conhecida é a operação de Capella-Fobi, também conhecida como Cirugia Bariátrica Bypass.


Cirurgia bariátrica é segura?

Preocupar-se quanto à segurança da cirurgia de redução de estômago é comum entre os pacientes, obviamente. Mas o cenário é tranquilizador: os padrões modernos da medicina têm ajudado a reduzir drasticamente o número de complicações durante a cirurgia. Agora, 96% dos procedimentos são realizados por laparoscopia, um procedimento muito menos invasivo. Em 2009, o índice de mortalidade por cirurgia bariátrica laparoscópica era de 0,3% (3 mortes a cada mil cirurgias).

Mas, independentemente do tipo de cirurgia que o paciente escolher, o cirurgião deve se sentir à vontade para discutir os riscos e as complicações da cirurgia e também sobre quantas vezes ele já realizou aquela cirurgia em particular. Isso, muito mais que um diploma de medicina pendurado na parede, passa segurança ao paciente sobre o quão familiar com o procedimento é o cirurgião em questão.


A preparação para cirurgia bariátrica dura meses

A preparação, inclusive psicológica, pode durar cerca de 3 meses. Nesse tempo, o médico deve conversar com o paciente a respeito da suas expectativas para a vida pós-cirurgia, os novos hábitos que o paciente que o paciente deverá adquirir e, principalmente, sobre os problemas pelos quais passará na fase de adaptação.

Também se deve conversar com o paciente sobre os planos de constituir família. Novas diretrizes lançadas em 2013 pelas autoridades médicas norte-americanas recomendam que mulheres devem evitar a gravidez pelos 18 meses seguintes à cirurgia.

E, por último, o paciente também receberá aconselhamento sobre a dieta a que deve aderir, passará por testes clínicos e pode comparecer a encontros para conversar com outros pacientes sobre suas experiências.


Não exagere antes da cirurgia

Nada de comer tudo o que vê pela frente antes de decidir fazer a cirurgia bariátrica. O normal é que, nas duas semanas anteriores ao procedimento, o paciente seja submetido a uma dieta à base de líquidos. Isso é ainda mais comum para pacientes cujo IMC (Índice de Massa Corporal) seja superior a 50. Tal abordagem aumenta a perda de peso, diminui o fígado (para fornecer ao cirurgião um melhor acesso aos órgãos digestivos), e reduz o risco de complicações cirúrgicas.


A chave para o sucesso é entender a vida pós-cirurgia

Uma das principais conversas que deve haver entre paciente e cirurgião a respeito do que vai acontecer depois da cirurgia — vale ressaltar esse ponto. Entender que a cirurgia dá início a uma nova vida com novos hábitos é a chave do sucesso para que o paciente consiga emagrecer e tenha qualidade de vida.


O cuidado deve durar por toda a vida

É importante que o paciente entenda que, depois da cirurgia, é fundamental visitar o médico regularmente, ao longo da vida, para verificar se tudo está correndo bem. Tais visitas podem desencadear inclusive novas cirurgias, principalmente para a retirada do excesso de pele após o emagrecimento.


•••

Como já descrito, cirurgia para redução de estômago é um grande passo rumo a uma nova vida. Aqui abordamos apenas questões básicas. Para sanar maiores dúvidas, consulte um médico de confiança.


•••

Confira o relato de um paciente que realizou a cirurgia bariátrica sleeve, clicando aqui.


(via About.com e Cirurgia Obesidade)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!