Como dormir bem

Você já tomou todas as medidas óbvias - cortar a cafeína durante a noite, não comer alimentos pesados, evitar filmes de terror - e, mesmo assim, não consegue dormir direito? Segundo a especialista em sono do Departamento de Medicina da Universidade de Chicago, Kristen L. Knutson, alguns hábitos rotineiros podem sabotar o seu sono sem que você saiba.

Mas não há motivo para desespero. Com as 7 dicas a seguir, você manda a insônia embora e passa a dormir muito bem.


Dicas para dormir bem


Mude seus hábitos da tarde

É de conhecimento comum que tomar determinados tipos de chá ou café antes de dormir podem prejudicar o sono. Drinks energéticos e bebidas com cafeína (como café ou chá de maçã) devem ser consumidos até as duas da tarde – depois disso, seus efeitos ainda serão sentidos na hora de dormir.


Consuma alimentos que colaborem com o sono

Sim, eles existem. Segundo os especialistas, os alimentos a seguir são bons exemplos de refeições noturnas que ajudam a dormir bem: macarrão com vegetais frescos e peito de galinha picado, leite e bolachas leves, iogurte com cereais, abacate.


Não tome vinho muito tarde

Para quem não dispensa um vinho noturno, o melhor a fazer é tomá-lo por volta das 18 ou 19 horas. Isso porque, apesar de relaxante, o vinho torna a segunda parte do ciclo do sono mais agitada, aumentando o número de vezes com que você acorda durante a noite.


Tome banho mais cedo

Isso porque o banho aumenta a temperatura corporal, e isso lhe prejudica na hora de pegar no sono. A menos que você tome banho gelado, aí o horário não importa.


Alongue-se

Qualquer atividade física intensa deve ser feita seis horas antes do sono, para não prejudicá-lo. Mas uma sessão relaxante de yoga ou de outro tipo de alongamento pode ser de grande ajuda, principalmente se você sente dores quando vai dormir.


Construa um clima propício ao sono

Tão importante quanto deixar o quarto escuro na hora de dormir é diminuir as luzes momentos antes de ir para a cama. Isso porque, ao diminuir gradativamente a iluminação, simulamos um anoitecer e nosso corpo compreende que está na hora de desligar.


Esqueça o computador ou celular

Qualquer coisa que o deixe em contato com as atividades diárias vai deixá-lo agitado, prejudicando a sua busca pelo sono.


•••

Passe a seguir essas dicas para dormir bem e depois volte aqui para contar os resultados. :D


(texto da CNN, adaptado pelo Hypescience)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!