Como abrir vinho

Como abrir vinho. Como se abre uma garrafa de vinho


Vinho. Enquanto que para uns é só mais uma bebida alcoólica que ajuda a dar aquele "brilho", para outros é uma bebida sagrada, cuja degustação plena só mediante a realização de diversos procedimentos.

Tais procedimentos podem englobar a escolha da taça utilizada, a forma como a garrafa é armazenada e como abrir o vinho.

Mas então, como abrir uma garrafa de vinho, para preservar o seu sabor (e não jogar a rolha para dentro)?

Primeiramente, a cápsula que envolve a rolha e o gargalo deve ser retirada. Para isso, se não houver um cortador de cápsula disponível, pode se usar uma faca afiada e passar a faca em volta do gargalo para cortar a cápsula e retirar a parte de cima com a mão.

Depois vem a rolha. Basicamente, deve se enfiar um saca-rolhas bem no centro da rolha e ir girando, como um parafuso, até entrar mais de dois terços da rosca, para então sacar a rosca para fora.

Mas, na prática, o procedimento não é tão fácil. No entanto, existem algumas dicas para facilitá-lo:

1 - Modelos de saca-rolhas que têm a rosca e um cabo, obrigando-o a puxar a rolha para fora com a sua própria força, devem ser evitados;
2 - Um modelo que funciona bem é o que parece um boneco, com uma rosca por dentro e duas travas que vão se abrindo conforme você fura a rolha, e que, ao final, você só tem que abaixar as travas para a rolha sair por dentro do saca rolhas;
3 - Outro bom modelo é um semelhante a um canivete, normalmente utilizado por garçons. Após inserir a rosca na rolha, você tem uma trava que se apoia no gargalo e permite que você, levantando o canivete, saque a rolha sem fazer força.
4 - Vinhos simples costumam ter uma rolha menor. Já os vinho mais sofisticados costumam ter uma rolha bem maior, mais comprida, sendo necessário enfiar ao máximo a rosca na rolha e sacar com bastante cuidado.


Fonte: Enochatos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!